domingo, 11 de setembro de 2011

Ciclos de Humor

 
No intuito de avaliar a diferença entre o bom humor normal da hipomania, o site Bipolar Brasil publicou um questionário para que o portador de Bipolaridade fizesse a si mesmo. Leia a postagem na íntegra: Como diferenciar bom humor normal de hipomania?
 
Achei interessante responder e resolvi publicar aqui minhas respostas, pois tenho registrado em meu diário sobre os vários ciclos de humor que já experimentei. Relembrar deles me faz reavaliar as fases agudas e concluir que hoje estou bem melhor.
 
"Em sua experiência, que situações costumam estar associadas ao início de um episódio (hipo)maníaco?"

Às vésperas de uma viagem. Uma situação de teste. Ideia fixa em adquirir algo.

"Durante aqueles momentos , o que você pensou, sentiu ou fez?"

Ansiedade. Nervosismo. Falar sobre o assunto várias vezes. Insegurança.
 
"O que você fez quando estava no auge da mania e das quais se arrepende quando olha para trás?"

Deixar de tomar a medicação. Comer compulsivamente. Passar muitas horas fora de casa em atividades que me deixavam agitada.

"Em sua experiência, como o humor (hipo)maníaco fez você acreditar que tudo estava bem e não tinha de tomar precauções?"

 Talvez eu acreditasse que se eu ficasse dormindo até tarde pela manhã, não teria tempo para pensar nas minhas frustrações. Ou, se eu passasse o dia inteiro fora de casa, sem me preocupar com a alimentação adequada e o horário correto de tomar os remédios, não seria problema algum.

"Em que você pensa agora para não se tornar novamente uma presa da ilusão de 'ser poderosa' enquanto ainda há tempo para se manter sob controle?"

Lidar melhor com minha ansiedade e insegurança.

"Quais foram as lições importantes que você tirou de seus episódios (hipo)maníacos ?"

Importância da família na minha recuperação dos ciclos de mania. Conscientização da necessidade de medicação constante e regular. Ajuda na terapia semanal.

"Que estratégias está disposta a adotar agora para diminuir as chances de sofrer essas consequências novamente?"

Ocupar meu tempo ocioso. Estabelecer horário para levantar e dormir. Controlar a fome que me acomete, antes de me deitar. Fumar menos.

Aprecie agora a música Sem Mandamentos, de Oswaldo Montenegro!